DICO FILTRO - COMERCIO DE EQUIPAMENTO DE CLIMATIZAÇÃO E AFINS, LDA
R. Afonso Cordeiro 80 4450-001 Matosinhos, Portugal
229 385 139 229 385 140 geral@dicofiltro.pt dicofiltro 336180463
Fernando Costa, Pascoal Dias
27-08-1999
Matosinhos
https://dicofiltro.pt/uploads/seo/big_1473762697_5229_logo-dicofiltro.png
10 2
504647377

Produtos

CORONAVÍRUS

CORONAVÍRUS
CORONAVÍRUS

 

Controlo da infecção

visão geral

 

CORONAVÍRUS

O coronavírus está realmente a chamar a atenção do mundo, governos e mercados financeiros nas últimas semanas.

O coronavírus, especificamente o COVID-19, é uma doença respiratória e muito do que sabemos sobre ele e como se espalha baseia-se no que sabemos sobre vírus semelhantes: que é transmitido de humano para humano através de dois métodos principais: contato aéreo e superfície.

DISTRIBUIÇÃO AÉREA

Os vírus variam em tamanho de 0,05 a menos de 0,005 mícron, mas geralmente ligam-se a partículas maiores (geralmente de 1 mícron) no ar. Os vírus geralmente movem-se pelo ar através dos núcleos das gotículas (partículas microscópicas com tamanho inferior a 5 μm). Esses tipos de partículas suspensas de gotículas ocorrem quando uma pessoa tosse, espirra, grita ou canta.

Os núcleos das gotículas podem permanecer suspensos no ar por períodos prolongados e podem viajar longas distâncias através das correntes de ar. Este é geralmente o principal método de transmissão de vírus.

 

As informações a seguir são do site da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre como o coronavírus é transmitido:

  • O COVID-19 pode ser transmitido de pessoa para pessoa através de pequenas gotas do nariz ou da boca.
  • As pessoas podem apanhar o COVID-19 se inalarem gotas de uma pessoa com o vírus da tosse ou expirarem gotículas.
  • É importante ficar a mais de 1 metro de distância de uma pessoa doente

 

CONTATO DE SUPERFÍCIE

Outro método de transmissão é através do contacto com a superfície. A transmissão pode ocorrer como resultado do contacto pessoa a pessoa, como um aperto de mão ou através de fomites (objectos inanimados ou substâncias capazes de transportar ou absorver organismos contagiantes ou infecciosos).

A transmissão por fomites ocorre quando a pessoa é infectada ao tocar numa superfície (como uma maçaneta de porta) que tem o vírus e em seguida, toca no seu rosto. O site da OMS fornece essas informações sobre o contacto superficial:

A doença pode espalhar-se de pessoa para pessoa através de pequenas gotas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa com COVID-19 tosse ou exala. Essas gotas caem sobre objectos e superfícies ao redor da pessoa. Outros podem apanhar o COVID-19 mais tarde quando tocam nesses objectos ou superfícies e depois tocam nos olhos, nariz ou boca.

Ainda não se sabe quanto tempo o COVID-19 pode sobreviver em superfícies, mas parece que se comporta como outros coronavírus, que podem persistir de algumas horas a vários dias.

 

DOENÇA EMERGENTE

O COVID-19 é uma doença emergente e ainda há muito a aprender sobre a sua transmissibilidade, gravidade e outras características. É aconselhável verificar regularmente as informações da OMS e de outras autoridades relevantes para manter-se actualizado com as informações mais recentes e os avisos apropriados.

 

 O que podemos fazer para ajudar a controlar o vírus


MEDIDAS DE PREVENÇÃO

O controle de infecções por vírus pode apresentar muitos desafios. Obviamente, a higiene pessoal é a primeira linha de defesa, mas uma estratégia de prevenção eficaz deve incluir as seguintes medidas:

 

  • Equipamento de protecção individual (óculos, luvas, respiradores, máscaras, roupas) para profissionais de saúde e manutenção.

  • Isolamento (pressão negativa) nas áreas de saúde, diagnóstico e tratamento.
     
  • Controlar os padrões de fluxo de ar (mover os núcleos das gotículas para fora das zonas respiratórias).
     
  • Limpeza do ar (filtros de ar portáteis para aumentar as trocas de ar e reduzir os núcleos das gotículas).
     
  • Filtragem HEPA para captar todos os núcleos de gotículas no ar.
     
  • Aumente a eficiência da filtragem de HVAC sem sacrificar o fluxo de ar - As renovações do ar são tão críticas quanto a eficiência da filtragem.
     
  • Identifique a possível transferência de retorno de ar contaminado (ou seja, retorne muito perto das entradas de ar HVAC).

  • Descarte os resíduos contaminados de acordo com as directrizes da sua instalação.

 

FILTRAÇÃO HEPA

Os filtros HEPA são testados e classificados pelo seu desempenho de retenção de partículas com base no Tamanho máximo de partículas penetrantes (MPPS). Embora o COVID-19 seja menor que esse tamanho, o MPPS simplesmente indica o tamanho da partícula na qual a eficiência do filtro é classificada: 99,95% para o HEPA H13 e 99,995% para o H14. Os filtros HEPA também podem capturar partículas menores que MPPS através do mecanismo de filtragem por difusão.

 

Os vírus geralmente ligam-se às partículas maiores incluídas no foco de retenção dos filtros HEPA; portanto, a filtragem HEPA deve ser uma parte essencial da sua estratégia de controlo de infecções sempre que o seu edifício permitir.

 

Nos centros de saúde, os pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus devem ser colocados em salas de isolamento com pressão negativa e HEPA adequado ou maior filtragem na recirculação e retorno do fluxo de ar.

 

PURIFICADORES DE AR PORTÁTEIS

Em edifícios sem qualquer tipo de sistema de filtragem de alta eficiência, os purificadores de ar portáteis de filtragem de nível HEPA podem ser usados para capturar núcleos de gotículas transportadas pelo ar e reduzir a possibilidade de infecção.

Alguns purificadores de ar também incorporam um estágio de carvão activado que pode remover formaldeídos e outros gases perigosos liberados pelos agentes de limpeza e pode ajudar a evitar os efeitos negativos causados por actividades adicionais de limpeza.

 

FILTROS DE HVAC DE ALTA EFICIÊNCIA

Os produtos de filtragem de ar HVAC com eficiências documentadas de partículas de 1 mícron também podem ser uma ferramenta eficaz para ajudar a reduzir os núcleos de gota de ar.

O aumento da eficiência da filtragem removerá mais poluentes do interior dos edifícios, mas deve-se ter cuidado para não obstruir o fluxo de ar e impedir a renovação adequada do ar.

A MANN + HUMMEL possui uma equipa altamente experiente e uma oferta abrangente de produtos de filtragem e serviços associados para ajudá-lo a implementar a melhor estratégia de prevenção.

 

MANUTENÇÃO E ELIMINAÇAO DO FILTRO

Verifique se todos os filtros estão a funcionar efectivamente.

Quando chegar a hora de trocar os filtros, tenha cuidado para não liberar vírus presentes na mídia do filtro ou dentro do ar condicionado (lembre-se de que o COVID-19 parece que pode sobreviver por vários dias em superfícies).

 

Entre em contacto com a DICO FILTRO para obter assistência adequada no desenvolvimento de uma estratégia eficaz de controlo de infecção por coronavírus.


PRODUTOS COM INTERESSE

Caixas anticontaminação  Difusores  Filtro HEPA  Transmissores baixa-pressão  Purificador


 














































































EM DESTAQUE