geral@dicofiltro.pt

Serviços

Apoio Técnico
Auditorias
Reparações Calibrações
Apoio Técnico
O departamento técnico está disponível para o ajudar a escolher o equipamento ou o filtro adequado à sua aplicação ou à função a que se destina.

Comprar equipamento não adequado à função, ou não tirar partido de um equipamento que adquiriu, representa um desperdício de tempo e uma perda directa do investimento efectuado.
A formação dos equipamentos é assegurada pessoalmente sempre que possível e se justifique, e está sempre assegurado o apoio em caso de dificuldade por telefone e/ou e-mail.

A escolha errada de um filtro para desempenhar uma determinada função pode representar num mau desempenho técnico (retenção / eficiência), uma má adequação das perdas de carga no sistema de ventilação pode significar uma redução da vida do filtro com o consequente aumento do custo que daí advém.
O departamento técnico está disponível para o ajudar e esclarecer a fim de ultrapassar qualquer impasse técnico.
Pode também ajudá-lo na identificação de filtros em sistema de ventilação, AVAC, cabinas de pintura, etc…
Auditorias

Auditoria de Avaliação da Qualidade do Ar Comprimido ISO 8573-1

Proteja a qualidade dos seus processos com a nossa auditoria de ar comprimido. Sabemos que o ar do compressor pode conter partículas indesejadas, como água, óleo, poeiras e outras impurezas. Em indústrias cruciais, como alimentos, produtos farmacêuticos e electrónicas, a humidade e as impurezas podem ter consequências catastróficas, desde a contaminação do produto até falhas de componentes electrónicos.

A ISO 8573-1
É uma norma internacional que define classes de qualidade do ar comprimido com o objetivo de fornecer uma base uniforme para a avaliação e especificação da pureza do ar em várias aplicações industriais. Esta norma estabelece limites e métodos de teste para três contaminantes principais no ar comprimido: partículas sólidas, água e óleo.

A classificação ISO 8573-1 usa um sistema de três números separados por hífens, onde cada número representa a classe de pureza para partículas, água e óleo, respectivamente. Quanto menor o número da classe, maior a qualidade do ar.

Como fazemos isso?

A auditoria começa com o técnico a ter que se deslocar às instalações do cliente, Trás com ele os equipamentos DS 500, PC 400, FA 510 e Oilcheck 500 para realizar a medição.

O equipamento é instalado nas diferentes áreas da fábrica onde o ar está em contato com o produto.

O equipamento medirá então os parâmetros de partículas, humidade e óleo do ar comprimido por algumas horas em cada um dos pontos estabelecidos.

Por fim, é gerado um relatório dos dados registados por cada equipamento que determinará o valor de pureza do ar comprimido que foi capturado em cada área e, assim, detectar possíveis alterações e recomendações do sistema.


 





Auditoria de eficiência energética em salas de compressores


Ao longo do ciclo de vida de um sistema de ar comprimido, os custos são geralmente distribuídos da seguinte forma:


Custos de investimento (aproximadamente 10-15%):
 Adquira e instale o sistema, incluindo compressores, secadores e outros equipamentos.

Custos de energia (aproximadamente 70-75%): Este é de longe o maior componente de custo. É o custo do consumo de electricidade durante a operação do sistema de ar comprimido.

Custos de manutenção (aproximadamente 10-15%): Isso inclui peças de reposição, reparações, manutenção de rotina e, possivelmente, contratos de serviço.


Na CS Instruments, apresentamos uma solução abrangente para 'Conhecer e Monitorizar os Seus Processos' com foco preciso na eficiência energética em salas de compressores. A nossa aplicação, suportada por equipamantos de registo DS400 e DS500, conecta-se a dispositivos importantes, como o medidor de potência PM600, o medidor de caudal VA500, o sensor de ponto de orvalho FA510 e a medição de pressão. Este conjunto de ferramentas permite uma monitorização abrangente, fornecendo informações valiosas para optimizar o desempenho e atender aos mais altos padrões de gestão de energia

A potência específica em [kWh/m³] ou [kW/1 m³/min] corresponde à eficiência do sistema de ar comprimido. Um sistema ineficiente requer mais energia para gerar uma certa quantidade de ar comprimido e, portanto, torna os processos de produção mais caros. Infelizmente, isso não pode ser deduzido da folha de dados do compressor porque indica apenas a potência mecânica do eixo e não a energia eléctrica real consumida.

Como fazemos isso?

• O auditor desloca-se às instalações do cliente e coloca o equipamento em diferentes pontos da sala do compressor.

• Durante um período de uma ou duas semanas, realizamos uma análise minuciosa na sala do compressor, registando e avaliando todas as variáveis-chave, como caudal, pressão e consumo elétrico dos compressores. Essas medições precisas permitem-nos calcular com precisão o desempenho de cada compressor na sua configuração atual.

• O equipamento é então conectado e todos os dados registados são processados e filtrados para avaliar a eficiência da sua sala de compressores

• Por fim, é entregue um relatório completo no qual são refletidos todos os dados registados relevantes para o cliente, acompanhados dos resultados, gráficos, fotografias e equipamentos utilizados. Além disso, no final serão feitas diferentes recomendações para economizar mais energia e dinheiro na instalação do cliente.

Exemplo de resultados de medição numa sala de compressores numa semana:

Equipamento utilizado:

• CS PM 600: Medidor de Potência Atual ou Efetiva

• DS400: Exibição da taxa de humidade em ppm e ponto de orvalho de pressão.

• FA510/515: Sensor de ponto de orvalho FA 510/515 de -20 a 50°Ctd para aplicações típicas de secadores de refrigeração/absorção

• DPS16: Sensor de pressão

• VA500: Sensor de Fluxo de Massa Térmica para Ar Comprimido e Gases




Auditoria de Avaliação da Qualidade do Nitrogénio

Tal como acontece com o ar comprimido, a qualidade do nitrogênio deve ser adequada para garantir a qualidade e o sabor do produto final. No sector alimentar, a qualidade do azoto deve ser adequada para garantir a segurança alimentar, a qualidade e o sabor do produto final. O nitrogénio é usado em muitos processos alimentícios como conservante, embalagem e processamento, por isso é importante que atenda aos padrões de qualidade exigidos.

A qualidade do nitrogénio no setor de alimentos deve estar em conformidade com os requisitos de pureza e composição estabelecidos pelas normas e regulamentos aplicáveis, como a Directiva Europeia de Gases Alimentares (UE) 231/2012. Além disso, deve estar livre de impurezas que possam ser tóxicas ou afectar o sabor do produto final.

É importante observar que a qualidade do nitrogénio pode ser afectada por muitos factores, como a fonte do gás, as condições de armazenamento e transporte e a tecnologia utilizada durante o processo.

Como fazemos isso?

Mais uma vez, o auditor desloca-se para as instalações da fábrica com os equipamentos Ntron e FA510 que medirão o ponto de orvalho e a pureza do nitrogénio.

Esses dois equipamentos serão instalados no ponto exigido pelo fabricante e a medição será realizada.

O relatório final compila dados de pureza de nitrogénio, além da medição do ponto de orvalho de nitrogénio. Aqui o sistema de medição anterior é comparado e diferentes equipamentos são recomendados para a melhoria do controle de qualidade do nitrogénio.





Reparações Calibrações
A gestão e manutenção dos equipamentos de medição e a sua calibração contribui consideravelmente para melhorar a qualidade de serviço e evitar perdas em rectificações e correcções.

Para sua segurança a Dico Filtro tem montado um serviço pós-venda, que lhe garante que mesmo que o seu equipamento venha a ter um problema, este será resolvido.
Inicialmente o problema será avaliado nas nossas instalações e se necessário será encaminhado para o departamento SPV junto da marca.

• Os custos de reparação são estudados.
• Um grande número de peças de substituição de reserva em nosso stock, em Barcelona e Madrid.
• Intervenções rápidas, prazos de entrega de reparações curtos.
• 15 anos de experiência no Serviço Pós-Venda de equipamentos de medição.
• Uma equipa técnica e comercial para responder às suas questões.
• Técnicos experientes e qualificados.


De acordo com diversas normas e regulamentos (série de normas ISO 9000, ISO TS 16949) é necessário um sistema de controlo de qualidade com gestão integrada dos equipamentos de medição, tornando obrigatória a calibração periódica. Mesmo no âmbito de uma empresa não certificada, a tarefa de medição com qualidade deve ser sempre realizada com o equipamento de medição em perfeitas condições.

Através dos nossos parceiros somos capazes de prestar serviço de calibração com reajuste e manutenções da gama de equipamentos que vendemos.
Para outras marcas podemos oferecer únicamente a calibração.
Podemos oferecer-lhe uma vasta gama de serviços incluindo calibrações das mais diversas variáveis, qualificações, estudos e testes metrológicos.


KIMO / SAUERMANN – Dispõem de um laboratório de calibração central em França (Monpont) e em Espanha (Barcelona) equipados ao mais alto nível.


CS-INSTRUMENTS – Dispõem de um laboratório de calibração central na Alemanha (Tannheim) e em Espanha (Madrid).

Qual a coisa mais importante para ter medições precisas em caudalímetros? 
Calibração dos equipamentos e sensores. Porque dependendo da classe de perigo ou do custo do gás transportado, mesmo pequenos desvios podem ser significativos. A CS INSTRUMENTS oferece, portanto, uma recalibração certificada para os seus sensores.


SENSOTRAN – Dispõem de um laboratório de calibração de gases em Espanha (Barcelona).
Qual a coisa mais importante quando usa um detector de gases? 
A garantia do seu correcto funcionamento e detecção. A detecção tardia e de forma incorrecta poderá ser fatal para a segurança de pessoas e bens. A Sensotran oferece, portanto, um serviço de reajustagem e manutenção de todos os sensores. 



Pi-SAFETY – Dispõem de um laboratório de calibração central na Alemanha (Teuschnitz) 


Entre em contacto